Publicado por: Márcio Pereira | Junho 2, 2013

Uma Aventura no Palácio da Pena – A Viagem

20130525_2658

No passado dia 25 de Maio, as crianças e voluntários do Aventura.pt chegaram ao destino final da sua rota de navegação pelo Mundo da Leitura e da História e Geografia de Portugal, com a viagem até Sintra, palco principal do livro “Uma Aventura no Palácio da Pena”

Bem cedo partimos em direção a esta pequena, mas grandiosa e misteriosa Vila, pautada pela história, natureza, romantismo e beleza, com uma paisagem cultural de um valor eminente e singular, não seria de esperar, por isso, a sua classificação como Património Mundial.

À chegada, podemos pois constatar a universalidade e mundialidade deste pequeno recanto de Portugal, onde vários povos e nacionalidades se cruzavam nas suas calçadas e ruelas.

Sendo o Palácio da Pena, o nosso objetivo alvo da visita, e tendo este uma localização mais elevada e um pouco afastada do Centro Histórico da Vila, optamos por iniciar a nossa visita a uma altitude mais baixa. Desta forma, começamos por visitar a Fundação Arbúes Moreira – Museu do Brinquedo, onde se encontra uma coleção de brinquedos feita ao longo de mais de 50 anos pelo colecionador João Arbués Moreira, desde os seus 14 anos de idade.

Os brinquedos acompanharam a evolução dos tempos, desde a história à matéria-prima utilizada, sendo não só um meio para potenciar o acompanhamento e desenvolvimento de uma criança, através do ato de brincar, como também uma forma de aprender valores e significados, através da importância afetiva do objeto e de quem o oferece à criança.

Já durante a tarde, tivemos a oportunidade de visitar o Palácio Nacional de Sintra, um dos palácios reais, e hoje propriedade do Estado Português que o utiliza para fins turísticos e culturais. Com os seus pátios, escadas, corredores e galerias, apresenta características de arquitetura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. Foi utilizado pela Família Real Portuguesa praticamente até ao final da Monarquia, em 1910, tendo sido o Palácio mais visitado em Portugal, em 2008.

Para terminar a nossa passagem por Sintra, subimos até ao Palácio da Pena, onde tivemos a possibilidade de passar grande parte da tarde, ou não seria este o grande marco da nossa visita e o palco da ação principal da aventura estudada.

Este monumento, localizado a mais de 500 metros de altitude, constitui o mais completo e notável exemplar de Arquitetura Portuguesa do Romantismo, sendo uma das Sete Maravilhas de Portugal. Este é, aliás, considerado o Primeiro Palácio Romântico da Europa, e remonta a 1839, quando o Rei D. Fernando II, oriundo da Alemanha e casado com a Rainha D. Maria II, o mandou edificar por ser muito ligado a Sintra e à sua paisagem.

No Palácio da Pena tivemos oportunidade de ver alguns dos espaços e particularidades mencionada na aventura vivenciada pelos 5 amigos: a figura do tritão, homem marinho coberto por escamas; a sala de jantar onde se encontrava a caravela de prata, outrora oferecida por umas senhoras francesas à última rainha D. Amélia e na história do livro cobiçada pelo eletricista; o quarto da rainha D. Amélia, onde se haviam escondido as gêmeas e o João; o Salão de Baile, onde existe um retrato do Rei D. Fernando II), a cozinha e a torre do relógio.

Com a visita ao cenário real, foi possível colocar em prática o conhecimento adquirido e viajar da ficção para a realidade, conhecendo o espaço onde as personagens interagem e materializando a imaginação. Desta forma, o processo de aprendizagem e crescimento torna-se bem mais simples, divertido e dinâmico, quando as próprias crianças têm a oportunidade de experienciar, explorar e serem agentes ativos na sua própria vida.

E assim terminamos a nossa rota de navegação com uma maior bagagem e bem mais ricos pessoal e culturalmente, num processo de aprendizagem que se inicia no primeiro minuto de vida. Nesta aventura descobrimos vários tesouros, mas o melhor de todos esteve sempre connosco desde o princípio: o Orgulho de Portugal e de Sermos Portugueses!

Para ver o álbum completo visitem a nossa página no facebook.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.505552146179596.1073741836.102226876512127&type=1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: