Publicado por: Márcio Pereira | Julho 4, 2010

JCV Ovar no Youth Excange – “Uma Mente Europeia”

Entre os dias 19 e 27 de Junho, a JCVP de Ovar esteve presente, num Intercâmbio de Voluntariado Europeu, no âmbito do Programa da Juventude em Acção.

Cinco países juntaram-se na Sicília, em Capaci, a desenvolverem mais um projecto da Comissão Europeia, intitulado “Uma Mente Europeia”.

Os respectivos países, Portugal, Suécia, Letónia, Chipre e Itália uniram esforços para que algo criativo e interessante nascesse. Apesar de não termos tido à nossa disposição, os melhores e mais variados recursos para que atingíssemos todo o nosso potencial, tentámos claramente dar o nosso melhor numa tentativa de unificar a Europa.

Através de uma actividade gastronómico, em que cada país tinha como função cozinhar um prato típico, tivemos a oportunidade de provar, cheirar e sentir diferentes sabores e diferentes culturas e apresentar uma noite de S.João portuguesa, em Capaci (Sicília- Itália).

Como objectivos deste projecto, os jovens teriam que:

– Criar um jornal europeu sobre:

a) Problemas da juventude

b) Diferentes idiomas

c) Religião

d) Situações políticas

e) Incrementação do conhecimento sobre culturas diferentes

f) Discriminação racial

Deste modo, criou-se um cd-rom com vídeos, artigos e imagens criados pelos grupos dos 5 países, tendo-se desenvolvido uma consciência europeia entre os jovens envolvidos no projecto e também entre os habitantes de Capaci.

Esta experiência vivenciada pela JCV de Ovar na pele de seis voluntários revelou-se bastante enriquecedora e positiva, pois verificou-se uma troca de ideias e experiências entre os voluntários dos diferentes países envolvidos.

Vodpod videos no longer available.


Responses

  1. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora…

    Mais do que a observação destas outras realidades, o envolvimento e interacção com as mesmas proporcionou-me um conhecimento muito realista da diversidade e da unidade europeia.

    Aproveito também este espaço para agradecer a oportunidade a quem de direito…
    Obrigada Juventude…😉

    Cumprimentos Voluntários!

  2. saudade!

  3. boa tarde gostava de pedir ajuda para uma pessoa que vai comessar a fazer quimioterapia e precisava muito urgente de uma cama articulante pk nao pode se mexer muito na cama nao tem forca no corpo agradecia atenticiosamente de uma resposta o senhor e pobre toma muita medicacao e alem do cancro tem outras doencas mais obrigada pela compreensao


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: