Publicado por: Márcio Pereira | Novembro 8, 2009

Dependente?! – Esclarecendo Conceitos, por Enf.ª Silvana Bernardes

As toxicodependências são um problema cada vez mais actual e um dos mais graves da nossa sociedade. Os últimos estudos efectuados sobre esta matéria em Portugal têm revelado a existência de cada vez mais toxicodependentes no nosso país e com uma incidência crescente nas faixas etárias mais jovens.

Mas o que é isto da toxicodependência? O que distingue um consumidor ocasional de um dependente?

O que é uma droga?

O termo droga tem um conjunto muito alargado de definições. Contudo, no nosso dia-a-dia geralmente utilizamos este termo para nos referirmos às drogas psicoactivas, em particular às drogas ilícitas.

As drogas psicoactivas são as substâncias que são capazes de produzir alterações nos estados mentais e emocionais das pessoas e, por isso, têm um grande potencial de abuso.

Este conceito deve alertar-nos para o consumo de outras substâncias, como o álcool, o tabaco, a cafeína e alguns medicamentos, pois, nesta perspectiva, também podem ser consideradas drogas.

O uso excessivo de qualquer uma destas substâncias contribui para profundos problemas individuais e sociais.

Todos os que consomem drogas tornam-se dependentes?

É óbvio que nem todas as pessoas que usam drogas abusam destas substâncias, assim como nem todas as que abusam se tornam dependentes.

No entanto, é frequente constatar-se um continuum, ou seja, a pessoa começa com um consumo ocasional de drogas e, depois, vai evoluindo, passando ao uso frequente e chegando ao abuso e à dependência.

Quando é que se considera que há dependência?

A Organização Mundial de Saúde define dependência como “um estado psíquico e por vezes igualmente físico, resultante da interacção entre um organismo vivo e uma substância, caracterizando-se por modificações do comportamento e outras reacções que envolvem sempre uma compulsão a tomar o produto de maneira contínua e periódica”.

Nesta definição podemos constatar duas vertentes da interacção entre um indivíduo e uma droga:

  • Vertente física – a pessoa tem necessidade física de tomar o produto para parar com os sintomas resultantes da suspensão do consumo da droga. Os sintomas de abstinência e de tolerância são sinais de que a pessoa está fisicamente dependente da droga.
    • A abstinência ocorre quando há uma diminuição da quantidade de droga no corpo. Nesta altura, ele dá sinais de necessidade, pois está habituado à presença da droga. Os sintomas de abstinência variam muito, consoante o tipo de droga, mas podem incluir: dores intensas, cansaço, tremores, suores intensos, aumento da tensão arterial, aumento da frequência cardíaca, alterações do padrão de sono, convulsões, etc.
    • A tolerância caracteriza-se pela necessidade de doses cada vez maiores para conseguir um mesmo efeito e por efeitos cada vez menores provocados por determinada dose.
  • Vertente psicológica – a droga produz na pessoa um sentimento de satisfação e uma compulsão psíquica que exige um consumo periódico ou contínuo da droga. Muitas vezes referem: “Não consigo fazer a minha vida normal enquanto não consumir, sinto uma ansiedade enorme… é um desejo tão forte que toma conta de mim!”.

É na fase da dependência que surgem com mais intensidade os problemas físicos, as perturbações graves da vida social, laboral e familiar. É nesta altura que se desmantela o pensamento “Eu paro quando quiser!”.

A dependência de substâncias é uma condição séria, podendo mesmo ser considerada uma doença.

Referência Bibliográficas:

ROSA, A.; GOMES, J.; CARVALHO, M. Toxicodependência: arte de cuidar. Coimbra: Edições Sinais Vitais, 2000.

STUART, G.; LARAIA, M. Enfermagem Psiquiátrica: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: